Histórico

A Miramundos alcançou em janeiro de 2011 um dos destinos mais inóspitos do Brasil, em plena Amazônia: o Monte Roraima. O grupo foi o primeiro do mundo a atualizar um blog jornalístico (hospedado no Globo Online) do alto da montanha – utilizando tecnologia via-satélite para abastecer também o Twitter e o Facebook, de 21 a 30 de janeiro de 2011. A“Expedição Miramundos: Monte Roraima 2011” foi realizada na tríplice divisa entre o Brasil, Venezuela e Guiana, para desvendar as belezas e os mistérios do monte sagrado, uma das montanhas mais altas das Américas e, com certeza, uma das mais místicas da região.

O acesso da equipe foi a pé (trekking) pelo lado venezuelano, onde a subida se torna possível por uma grande erosão em uma das laterais do monte que tem o formato de uma grande mesa. Durante a jornada – em que também foi filmado um documentário – foram escalados para integrar a equipe atletas e profissionais aventureiros com habilidades multidisciplinares dispostos a enfrentar qualquer parada. Foram eles: Miguel Villela (corredor de aventura), Manu Vilaseca (multiesportista), Roberto Vámos (fotógrafo, consultor ambiental e expedicionário) e Gabriel Mendes (fotógrafo e diretor de cinema). Além de fotos e textos, foi produzida uma websérie de 09 episódios que foi exibida no blog da equipe, mas que também está disponível aqui no portal da Miramundos e no YouTube (assista aqui).

Conheça a equipe:

Rafael Duarte: jornalista e fotógrafo

Jornalista, repórter fotográfico, gerente de marketing, produtor e fundador da equipe Miramundos, Rafael Duarte é pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apaixonado pelas mais variadas culturas, já percorreu mais de 200 cidades de 18 países em expedições e mochilões. Além da comunicação, sua grande paixão é a música: Rafael é compositor, cantor e músico, líder da banda Panamérica. É fluente em inglês e espanhol e também arranha no francês. Se diverte como ritmista de escola de samba no Carnaval carioca e é praticante de diversas modalidades esportivas.

Jaime Vilaseca: fotógrafo e cinegrafista

Fotógrafo e repórter cinematográfico da expedição, Jaime Portas Vilaseca é também empresário e profissional de marketing. Além de produtor de eventos culturais, como o Mentes Urbanas, do qual é criador, Jaime é atleta e corredor de aventura, tendo participado de importantes competições, como Brasil Wild, Ecomotion e Adventure Camp. Fluente em inglês e espanhol, adora viajar e conhecer coisas novas. Produtor e fundador da Miramundos, Jaime inaugurou em maio de 2010 a Jaime Portas Vilaseca Galeria, em que revela novos talentos da arte brasileira.

Manu Vilaseca: multiesportista

A multiesportista e designer carioca Manuela Vilaseca é a representante feminina da equipe. Amante da natureza, busca dentro do esporte uma maior proximidade, respeito e contato com o meio ambiente. Hoje seu esporte principal é o mountain bike, sendo integrante da equipe profissional Merida SR Suntour Cateye. Atleta das mais variadas modalidades esportivas, começou a praticar e competir no hipismo aos 11 anos. Aos 25, migrou para os esportes de aventura. Praticante de canoagem, corrida e mountain bike, Manu também já teve passagem pelo triathlon e completou três provas Ironman. Já venceu diversas competições e conquistou excelentes colocações nas principais provas nacionais e internacionais de corrida de aventura e mountain bike, como o Desafio de los Volcanes (Patagônia), Portugal XPD Race, Wulong Mountain Quest (China), Siete Cerros Medellin, Ironman Panama City e Xterra World Championship (Maui).

Miguel Villela: corredor de aventura

Corredor de aventura, Miguel Villela é também administrador de empresas formado pela PUC-RIO. Apaixonado pela natureza, já participou de várias iniciativas de replantio de espécies nativas da Mata Atlântica. Ao longo de sua história no esporte, Miguel participou de diversas provas pelo Brasil, como: Expedição Brasil Wild, Ecomotion e Adventure Camp. Além disso, já disputou competições importantes como o Ironman Brasil e a Maratona de Paris. Fluente em inglês e espanhol, adora viajar e conhecer novas culturas, tendo já morado na Nova Zelândia e em Londres.

Roberto Vámos: fotógrafo e consultor ambiental

Roberto Vámos é consultor ambiental formado pela Stanford University e pós-graduado pela Yale University, e através de sua empresa, Brasil/S, ajuda empresas e organizações a inserirem a sustentabilidade em seu DNA.  Como representante no Brasil da ONG The Climate Project, fundada pelo Prêmio Nobel da Paz Al Gore para sensibilizar e educar a sociedade sobre o aquecimento global, Roberto desenvolve projetos de educação e dá palestras sobre as mudanças climáticas ao redor do Brasil.  Além de ambientalista, Roberto também é fotógrafo profissional e um aventureiro nato.  Participou de muitas expedições, inclusive ao topo do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, e ao Monte Cotopaxi (5.890 metros) no Equador.

Gabriel Mendes: cinegrafista e diretor de cinema

Fotógrafo e diretor de cinema, Gabriel Mendes é o principal responsável pela captação das imagens em vídeo da expedição. Nasceu e foi criado no Rio de Janeiro. Filho de fotógrafos, aos 20 anos foi morar em NY e estudar fotografia e cinema na Parsons School of Design. Logo em seu primeiro semestre em NY, participou da exposição “Here is New York“, com fotos de 9/11 e a queda das torres gêmeas. Após 8 anos morando em NY, Gabriel voltou ao Rio e junto de outros sócios abriu uma Produtora de Cinema, a ‘Coqueirão Pictures’. Seu primeiro projeto foi ser o diretor e o diretor de fotografia  do primeiro filme oficial da história do Flamengo, “Penta Tri, a hegemonia”. Já dirigiu comerciais pra TV e clipes para a MTV. Hoje em dia se concentra mais em filmes de moda, criando filmes para revistas e marcas de NY, Los Angeles, Rio e São Paulo.

Pedro Arraes, Jaime Vilaseca e Rafael Duarte na chegada da equipe a Santiago de Compostela

Foram 16 dias – ao longo de 820km da França à Espanha – de muita aprendizagem, descobertas, informações, belas imagens e, é claro, bastante suor.  A Expedição “Nos Pedais de Santiago” 2009, realizada em julho de 2009, uma incrível jornada de bicicleta pelo Caminho de Santiago, realizada por Rafel Duarte e Jaime Portas Vilaseca, na companhia do atleta Pedro Arraes, foi considerada um grande sucesso por seus realizadores, apoiadores e também pelo público que acompanhou a trajetória do trio pelo blog no site do jornal O Globo (oglobo.com.br/pedaisdesantiago) e pelo hotsite no portal WAP de todos os celulares TIM do país. Este grande projeto inspirou seus idealizadores, Rafael e  Jaime, a fundarem a Miramundos.

Desde o período preparatório da equipe, a expedição já atraía a atenção da mídia nacional. Jornais, sites, revistas, TVs e rádios de todo o Brasil publicaram reportagens destacando o feito por um longo período. Destaque para uma reportagem especial escrita pelo próprio Rafael Duarte para o caderno Boa Viagem, do Globo (matéria de capa). Relatório elaborado pela AsseSSorando, empresa de assessoria de imprensa que trabalhou no projeto com a Media Guide, revela que a expedição e a exposição fotográfica ocuparam na mídia (noticiários) um espaço estimado em cerca de R$ 420 mil, sem contar o próprio Blog. No regresso da equipe do Brasil, a primeira homenagem à expedição se deu com o “Prêmio Caloi Ações Inovadoras”, na categoria “Marketing e Desenvolvimento de Mercado” concedido à Special Adventure, empresa do integrante da equipe Pedro Arraes, e parceira do projeto. Outra homenagem foi oferecida pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago no Rio de Janeiro, que forneceram à equipe certificados pela excelência do trabalho desenvolvido e a visibilidade dada ao Caminho. Em novembro de 2009, foi realizada uma exposição de fotografias de Rafael Duarte na Galeria Vilaseca Leblon, sob curadoria de Jaime Portas Vilaseca, também integrante da expedição. O fotógrafo Rafael Duarte também teve três de suas fotografias selecionadas em um concurso internacional promovido pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago na Navarra, sendo o único representante brasileiro na exposição realizada na Espanha entre espanhóis, belgas, canadenses, eslovenos, americanos e italianos. Em suma, a organização da expedição considerou os resultados acima das expectativas e, de acordo com os feedbacks dos parceiros, todos envolvidos no projeto ficaram extremamente satisfeitos com a visibilidade dada às suas marcas.

Homenagem da AACS-Brasil à equipe da expedição

Rafael Duarte, Jaime Vilaseca e Pedro Arraes, os três integrantes da equipe da expedição, receberam em outubro de 2009 uma homenagem da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago do Rio de Janeiro. Segundo a entidade, desde o boom de “Diário de um mago”, de Paulo Coelho, não se ouvia falar tanto do Caminho na cidade. De acordo com a AACS-Brasil, foi resultado da grande repercussão gerada pelo projeto, que contou com blog no site do Globo, um hotsite nos celulares da TIM de todo o Brasil, além de matérias na imprensa de todo país.

Concurso fotográfico da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago na Navarra

Campo Amarelo | Foto: Rafael Duarte

O fotógrafo Rafael Duarte, membro da expedição, representou o Brasil em uma exposição na Espanha que reuniu as melhores fotografias clicadas no Caminho de Santiago em 2009. Ele teve três fotos selecionadas para integrar a mostra num concurso internacional organizado pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago na Navarra e patrocinado pelo governo local. O concurso também mobilizou fotógrafos espanhóis, belgas, canadenses, eslovenos, americanos e italianos. A Galeria Vilaseca Leblon também recebeu nos meses de outubro e novembro de 2009 a exposição fotográfica “Nos pedais de Santiago”, com imagens do fotógrafo e jornalista Rafael Duarte – sob curadoria de Jaime Portas Vilaseca, anfitrião do evento. Já na segunda semana, a exposição bateu recorde de visitação da galeria.

Prêmio Caloi Ações Inovadoras:

A Special Adventure, loja de bicicletas e acessórios esportivos parceira da expedição, recebeu da Caloi o “Prêmio Caloi Ações Inovadoras”, na categoria “Marketing e desenvolvimento de Mercado” devido à realização da Expedição “Nos pedais de Santiago 2009”. Anualmente, a fabricante brasileira de bicicletas (usadas na expedição), durante sua convenção com as melhores “Bike Shops” do Brasil, premia as melhores ações de fomento ao mercado dentro de algumas áreas como “Marketing”, “Advocacy”, “Gestão”, entre outras. Neste ano a expedição rendeu à Special Adventure o prêmio na categoria “Marketing e Desenvolvimento de Mercado” pela sua contribuição na divulgação da marca e do modelo da bicicleta usada e pelo retorno de mídia. É um prêmio onde uma banca é composta pela diretoria da Caloi e outras pessoas formadoras de opinião que elegem os melhores do ano em cada categoria. O prêmio foi entregue das mão da cicloativista Renata Falzoni.

Parceiros:

A equipe da expedição “Nos pedais de Santiago 2009” agradece a todas as empresas e profissionais que apoiaram ou trabalharam no projeto: O Globo, TIM, Caloi, A!BodyTech, Mizuno, Curtlo, Thule, Kailash, Analítica, RioNutri, Media Guide, Special Adventure, Vinicius Zimbrão, Thiago Arraes, William Andrade, Eduardo Ferraz, Bernardo Landeira e Roberta Portas.